2572

Prefeitura Municipal de Lagedo do Tabocal

Pular para o conteúdo

Visão Geral

Visão Geral

Bandeira Bandeira do Município
Brasão Brasão do Município
  • Aniversário: 13 de junho
  • Fundação: 13 de junho de 1989
  • Padroeiro (a):São Miguel Arcanjo
  • Gentílio:lajedense
  • Cep: 45365-000
  • População: 0 (estimativa)
  • Prefeito (a): (PP)
    2021 - 2024

Cultura

Lajedo do Tabocal vem a cada ano tornando um município de grande influência cultural na região, aplicando a política de valorizar a cultura municipal e os agentes culturais. Falar de cultura em Lajedo é falar de festa e alegria, o calendário cultural iniciar no início de janeiro com o tradicional Encontro de Treno de Reis, o encontro conta com muitos visitantes e a população local que juntos lotam a praça principal, é valido mencionar também o dia municipal do vaqueiro, em comemoração a esse feriado municipal no mês de maio acontece a famosa Montaria do Farejador conhecida no estado e também em outros estados do país devido seu grande crescimento a cada ano. No mês de junho o aniversário da cidade no dia 13 segue a tradição com lindas apresentações escolares, de grupos culturais, demonstrações de artes e cultivos do município e apresentações das fanfarras, mês de junho também é de muito forro é valido mencionar em destaque a linda Vila Junina que encanta com tanta beleza em sua ornamentação, dentro da vila tem todas as noites muito forró, comidas típicas e bebidas, são vários dias de vila que já caiu no gosto da população, a vila junina que a cada ano homenageia um munícipe destaque como foi o caso dos últimos anos 2017, 2018 e 2019 que foram homenageados o saudoso João Dançador, o grande cantor Tony Nardes e Seu Alcides grande cantador de reis , finalizando a Vila junina vem o são João são 3 dias de forró e alegria com apresentação de quadrilhas juninas e apresentações de cantores locais e regionais. No mês de setembro acontece a tradicional procissão em homenagem ao padroeiro do município São Miguel Arcanjo levando vários católicos caminharem nas principais ruas do município. Em várias datas comemorativas durante os demais meses sempre acontece comemorações, brincadeiras e apresentações para a população, valorizando a tradição e o nosso povo a cultura do município permanece cada vez mais viva.

Geografia

Lagedo do Tabocal é um município brasileiro do estado da Bahia que dista aproximadamente 365 km da capital, no sudoeste da Bahia, é conhecido por possuir um dos climas mais frios da Bahia. Em dias de frio a temperatura chega a 12º C. O município fica a 890 m do nível do mar, por isso faz calor durante o dia e frio durante à noite. Com área territorial de 382,937 km² [2018] e Densidade demográfica 19,23 hab/km² [ IBGE 2010].

População

População estimada 8.562 pessoas [2019].

Clima

O clima da região é classificado como Clima Oceânico tipo Cwb ou possui literalmente um clima tropical de altitude, tipo Cwb, sufixo do clima de Köppen para os climas tropicais de altitude que apresentem as características ao lado: Tendo verões amenos e invernos frios e quase totalmente secos. Possui Verões com dias quentes a mornos e noites frescas e Invernos Semi-Secos com dias amenos e noites relativamente frias principalmente pro Nordeste Brasileiro. As Primaveras e os Outonos da Cidade são estações de transição entre o mais úmido para o mais seco e Vice-Versa assim como do período mais abafado ao mais frio e do mais frio para o período mais abafado, no caso, o verão. Tem um Clima semelhante ao de sua vizinha Maracás.

História

A comunidade surgiu por volta de 1900, devido a concentração de famílias atraídas pela fertilidade do solo e disponibilidade de terras. Inicialmente denominado de Lajedo de José Anacleto, depois de Manoel Grande e posteriormente Lajedo do Tabocal. A denominação de Lajedo do Tabocal se deve a existência da grande quantidade de Tabocas (bambu) nas proximidades de um lajedo.
Durante a fase inicial de exploração agrícola, houve conflitos de terras, solucionados em 1922 através do programa de distribuição de terras. A boa adaptabilidade do solo na plantação de café, fumo, mandioca e feijão; contribuiu consideravelmente para a fixação das famílias na região.
Como área de influência, tem os povoados do Peixe, Morro das Rosas e concentração de mini e pequenos produtores na Fazenda Nova, Santana, Angico, Caboclo, São Pedro e Figueiredo. A comunidade vive em função da lavoura cafeeira no que tange à tratos culturais, colheitas e etc.
Na área de influência apresenta diversificação na exploração agropecuária sendo inclusive, parte integrante do Projeto Jaguaquara, recém criado e já em fase inicial de implantação.
Interligado a BR 116 por estrada de pavimentação asfáltica, importante no escoamento da produção e no fluxo de pessoas, ainda apresenta deficiência na infra- estrutura econômica e social.
A comunidade, apesar de ser unida, não participava de atividade comunitária conjunta, só após o movimento em prol da emancipação política vem despertando interesse. Certificando-se de que a unidade poderá gerar-lhe melhores condições, Adalício Almeida da Silva, Reivaldo Moreira Fagundes e comunidade ingressaram na luta pela emancipação em 1985, quando surgiu a comissão pré-emancipação política de Lajedo do Tabocal, formando plebiscito pela emancipação em 13 de junho de 1989. O governador em exercício sancionou a Lei nº 5504, que transformou Lajedo do Tabocal em município, constituído apenas pelo distrito sede de mesmo nome.
Lajedo do Tabocal teve nomes que ficaram na "Historia". Pessoas com altas qualidades e distintas personalidades ficaram conhecidas, Alváro Fagundes, Principal fundador do Município, Reivaldo fagundes, Adalicio Almeida, O vereador Nô, Maria Augusta, "Didi Brandão", Iara Rocha, Marilene Almeida, Dentre outras peças Fundamentais para a construção de Lajedo. Todos com um mesmo objetivo, transformar lajedo em cidade de primeiro mundo, trazendo melhorias e melhor expectativa de vida.
Gentílico: lagedense


Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Lajedo do Tabocal (ex-povoado), pela lei estadual nº 628, de 30-12-1953, subordinado ao município de Maracás. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Lajedo do Tabocal, figura no município de Maracás. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988. Elevado à categoria de município com a denominação de Lajedo do Tabocal, pela lei estadual 5004, de 13-06-1989, desmembrado de Maracás. Sede no antigo distrito de Lajedo do Tabocal. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1990. Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Turismo

O município de Lajedo do Tabocal é pequeno e acolhedor, com um clima familiar entre toda a população, todos os visitantes classificam os lagedenses como um povo hospitaleiro. Entre os principais pontos turísticos está o Lajedo localizado próximo ao centro da cidade, a grande rocha mencionada tem uma ligação direta com a escolha do nome Lajedo do Tabocal, ao visitar o Lajedo é possível ter uma visão linda do alto onde consegue admirar vários pontos da cidade, também no mirante de Lajedo é possível admirar e tirar fotos da rocha, tendo ao fundo uma passagem lindíssima. Quem vem a Lajedo do Tabocal além de visitar o Lajedo e o Mirante do Lajedo, gostam também de registrar lindas fotos no Monumento do Café localizado na Praça principal, representação cultural e econômico da nossa história que a anos atrás destacava- se no grande cultivo de café na região. Todos os turistas comentam sempre sobre o clima frio sendo agradável para os amantes da temperatura amena. No mês de junho a cidade se transforma em uma linda ornamentação junina, tornando o modulo de feira-livre em uma linda vila Junina. Na área rural da cidade existem vários povoados maravilhosos, onde a agricultura é destaque, quem gosta de acompanhar todo o processo de um produto até a finalização para consumo, venha visitar nossos povoados que produzem mel, biscoitos, farinhas entre outros alimentos. Para os amantes de flores, em Lajedo do Tabocal também tem lindas plantações e o cultivo vem aumentando bastante, vale a pena visitar e registrar várias fotos.

Letra do Hino

HINO À LAGEDO DO TABOCAL


Salve a terra imensa e bela
Esplendor de uma nova história
Adornada por mil encantos

Coroada de luz e de glória
O teu sol foste abençoado
Premiado com riquezas mil
Rochas, matas, tabocas e rios

És uma parte do nosso Brasil
Da lavoura o café tem um régio poder
De fazer essa terra florir e crescer
Na crença, na fé, na cultura e laser

O teu povo expressa um grande prazer
Nessa terra de tanta fartura
Deus olhou com amor e ternura
Lagedo teu nome emana
O fulgor de uma eterna chama

Somos povo, somos fruto de uma luta sem igual
Os teus filhos te proclamam Lagedo do Tabocal

Na batalha pela liberdade
Tivestes a tua vanguarda
Com esportes guerreiros bravios
Que lutaram pela terra amada

Enfim chega o grande dia
Fulgurado com riquezas mil
Mensageiros bradaram contentes
Independente tu és mais gentil

Qual o raio de sol brilha o teu porvir
Revestido da paz da aurora surgir
Num grande rochedo forte edificada
E pelo teu povo serás sempre amada

Em teu seio tu tens nova vida
Uma força que continua
No trabalho e ação social
Teu progresso então perpetua

Somos povo, somos fruto de uma luta sem igual
Os teus filhos te proclamam Lagedo do Tabocal

Letra: Profª Marineide Gomes do Nascimento e alunos da Escola Antonio Carlos Magalhães (ACM)

Áudio do Hino